terça-feira, 30 de agosto de 2011

ESTÁGIO 2011 - 1

AUTARQUIA DE AFOGADOS DA INGAZEIRA
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA

Projeto de Estágio Supervisionado I, II, III, e IV do Curso de Matemática

1. APRESENTAÇÃO
O Manual de Estágio Curricular Supervisionado está organizado de forma objetiva e prática, buscando definir informações e conceitos básicos do conhecimento prático pedagógico, através do procedimento para o Estágio Curricular Supervisionado. Nele, você encontrará todos os procedimentos e documentos necessários ao Estágio, devendo o aluno buscar a orientação do Professor Orientador, antes de seu início e de qualquer preenchimento.

2. DEFINIÇÃO
2.1 Estágios – significa aprendizagem, ou seja, estudos práticos para aprendizagem e experiência em determinado assunto ou profissão – aprimoramento do desenvolvimento profissional. Assim, o Estágio Curricular Supervisionado consiste em trabalho obrigatório de campo, no qual as atividades práticas são exercidas de forma orientada, sinalizando o seguinte aspecto: “Ser interpretado como um ponto convergente entre a teoria e a prática, percebendo-o como um elo facilitador no ajustamento natural do aluno, no sentido de melhor receber adequação e entendimento do mercado de trabalho no qual terá de amar”.

2.2 Estágio no próprio emprego - o empregado que, por ser estudante, necessitar da realização de um período de estágio, pode fazê-lo nas dependências da própria escola ou instituição, sem perder a condição de empregado. Neste caso, se o período de estágio ocorrer em horário ou áreas distintas do expediente normal de trabalho, a escola ou instituição deve formalizar o estágio com a documentação legal exigida e com a interveniência obrigatória da Instituição de Ensino.

3. FINALIDADE
A finalidade do estágio é propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem a serem planejados, executados, acompanhados e avaliados segundo os currículos, programas, calendários escolares, a fim de se constituírem em instrumentos de integração, em termos de treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e relacionamento humano, destinado à formação de professores na área de História.

4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO
  • Integrar teoria e prática pedagógica, através da inserção das disciplinas na grade curricular, objetivando alicerçar um dos pilares da educação – “o saber fazer”;
  • Desenvolver no nosso licenciando um processo de autoconhecimento, uma pesquisa de si mesmo, não só para que possam melhorar e compreender o outro, mas, sobretudo, para que gradativamente construam sua identidade de educador. Tal objetivo é desenvolver na disciplina de Estágio Supervisionado o “saber ser”.
  • A prática de Ensino deve desenvolver promover oportunidades para o desenvolvimento de competências e habilidades de liderança em pequenos e médios grupos;
  • Competências e habilidades relacionadas a comunicação fazendo uso da clareza e da precisão;
  • Determinar objetivos de curto e médio prazo;
  • Planejar atividades didáticas;
  • Selecionar procedimentos de ensino adequados aos diferentes grupos e realidades;
  • Planejar experimentos adequados aos diferentes grupos e realidades;
  • Selecionar e confeccionar recursos de ensino;
  • Planejar excursões, visitas, feiras de ciências e seminário;
  • Organizar didaticamente os conteúdos a ser ensinado;
  • Orientar a observação direta de um fato, fenômeno, objeto ou ser vivo desenvolvendo projetos que unam comunidade/escola;
  • Elaborar r desenvolver projetos interdisciplinares;
  • Utilizar o “feedback” recebido dos alunos para reformular seu plano de ação;
  • Utilizar a avaliação escolar em suas diversas modalidades: formativa, somativa e diagnóstica;
  • Desenvolver pesquisa na área de ensino de História e utilizar os resultados para trabalhar em sala de aula;
  • Colocar o estagiário o estagiário em contato com diferentes unidades escolares do ensino fundamental e médio, da rede pública e particular, para que identifique, e analise e critique a realidade escolar, suas estruturas e funcionamentos;
  • Formar hábitos e atitudes profissionais, tais como: responsabilidade, pontualidade, iniciativa, dedicação, determinação, independência e espírito crítico.

5. DAS FAZES DA PRÁTICA DE ENSINO
  • A prática de Ensino será ministrada sob a forma de 5 disciplinas (ou períodos), totalizando 400 horas, que serão ministradas a partir do 5° semestre (ou período) do curso.
  • As disciplinas serão ministradas por diferentes professores, pertencentes a áreas distintas da Matemática, Didática da Matemática I e II, Psicologia, Prática Pedagógica I a IV de acordo com suas especialidades, a fim de promover a integração das várias leituras de mundo, do campo da educação e do ensino da Matemática.

6. DAS FAZES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • O Estágio Supervisionado deverá totalizar uma carga horária de 400 horas e se inicia no 5° período;
  • O Estágio Supervisionado é composto de 4 (quatro) etapas e está vinculado as disciplinas inseridas na grade curricular;

ETAPA 1: Inicia-se no 5º período, está vinculado a disciplina Estágio Supervisionado I, deverá ser realizado em escolas do Ensino Fundamental e Médio, com carga horária total de 100 horas aula. Esta etapa tem como objetivo a observação de aulas práticas e teóricas (40 horas), e a pesquisa da contextualização da Escola, no que tange a sua estrutura administrativa e pedagógica, a comunidade a qual está sendo inserida e das características socioculturais dos alunos (60 horas);

ETAPA 2: Inicia-se no 6º período, está vinculado a disciplina Estágio Supervisionado II. Corresponde ao período de co-participação no qual serão desenvolvidos projetos e pesquisas na área de Matemática, os quais deverão ser realizados em Escolas do Ensino Fundamental, com carga horária total de 100 horas aula;

ETAPA 3: Inicia-se no 7º período, está vinculado a disciplina Estágio Supervisionado III. Corresponde ao período de co-participação e pesquisa, o qual deverá ser realizado em Escolas do Ensino Médio, com carga horária de 100 horas aula;

ETAPA 4: Será desenvolvido no 8º período, está vinculado a disciplina de Estágio Supervisionado IV. Corresponde ao período de Regência (direção de classe) e deverá ser realizada parte em escolas de Ensino Fundamental e Médio, onde serão selecionados junto aos alunos, professores e coordenadores da escola campo de estágio, temas de interesses e que estejam inseridos no programa, para a realização e elaboração de minicursos para professores e alunos que poderão acontecer nos laboratórios da Faculdade. Esta etapa do estágio visa a participação da Faculdade-comunidade, com oportunidades para a formação continuada de professores da Educação Básica que vêm acompanhando seus alunos e deverá ter a duração total de 100 horas aula. Sendo que 50 horas serão dedicadas aos minicursos e 50 horas a pesquisa ligada ao projeto final.

  • OBSERVAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA

Esta etapa tem como objetivo colocar o aluno frente a frente com a realidade da escola campo.
É importante que o estagiário identifique a filosofia adotada pela Escola e o papel social exercido por ela como Instituição, inserida em uma realidade determinada comunidade, inteirando-se do seu Projeto Político Pedagógico.
Neste momento o objetivo é de familiarizar o licenciando antes de sua prática docente, com o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, bem como com a estrutura e o funcionamento da unidade escolar em que está estagiando.
A fase de observação e contextualização não se restringe só aos primeiros dias de estágio: Ela se prolonga por todo o tempo em que o estagiário permaneça na Escola.
Durante este período o estagiário deve procurar obter do professor cooperante e dos alunos as seguintes informações, segundo o Manual de Orientação de Estágio Supervisionado:
  • Característica dos alunos;
  • Conteúdos programáticos do ano;
  • Os planos de trabalho;
  • Indicações bibliográficas;
  • Procedimentos de ensino mais atualizados;
  • Técnicas de avaliação;
  • Técnicas de promoção do processo ensino e aprendizagem e;
  • Principais dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos.

De outros elementos do sistema escolar deverá procurar obter as seguintes informações:

·         A filosofia da Escola Campo;
·         O Projeto Político Pedagógico da escola;
·         O Organograma;
·         Fluxogramas existentes e,
·         Funcionamento dos diversos órgãos e setores da Escola

·         COPARTICIPAÇÃO DOCENTE

Nesta fase o Estagiário auxiliará o professor regente de classe no planejamento, realização e avaliação das atividades de ensino além de:
·         Corrigir trabalhos e provas;
·         Aplicar provas;
·         Selecionar textos de interesses para a disciplina;
·         Selecionar e aplicar exercícios;
·         Acompanhar a turma em atividades extraclasse;
·         Selecionar material e aplicar recursos didáticos;
·         Preparar material pedagógico;
·         Supervisionar atividades diversificadas;
·         Montar murais e cartazes;
·         Preparar aulas práticas;
·         Elaborar e executar projetos;
·         Planejar trabalhos de campo;

·         REGÊNCIA DE CLASSE

Nesta fase, o estagiário assumirá sozinho a regência da classe, responsabilizando-se pelo planejamento e realização das atividades que serão orientadas e avaliadas pelo Professor Cooperante.
O assunto e a metodologia serão escolhidos de comum acordo com o Professor Cooperante da escola campo de estágio.
Em nenhuma hipótese o estagiário poderá dirigir a classe sem previamente submeter o seu plano de atividades à apreciação do Professor Cooperante do estágio.

  • COMPLEMENTAÇÃO DO ESTÁGIO

Nesta fase, caso o estagiário tenha tido alguma dificuldade em cumprir alguma das atividades acima sugeridas, poderão ser computadas nas 20 horas de estágio, as seguintes atividades complementares e alternativas:
  • Assistir a reuniões de famílias;
  • Assistir aos Conselhos de Classe;
  • Observar e auxiliar atividades complementares tais como: biblioteca, laboratórios de informática, etc;
  • Visitar escolas que desenvolvam trabalhos experimentais;
  • Entrevistar especialistas;
  • Participação em encontros pedagógicos e seminários;
  • Levantamento bibliográfico da disciplina;
  • Análises de Livros didáticos;
  • Estudo de sistema de avaliação da escola;
  • Síntese da Filosofia educacional da Escola Campo;
  • Análise do regimento da Escola e;
  • Observação do funcionamento da secretaria escolar;

5. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL
Os Estágios Curriculares Supervisionados são regidos pelas seguintes legislações:
- Lei nº. 9.394/96, de 20/12/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
- Resolução CNE/CP nº 2, de 19/02/2002 (D.O.U. 04/03/02) – institui a duração e a carga horária do curso de licenciatura, de graduação plena de formação de professores da Educação Básica em nível superior;
- Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006.

6. PLANEJAMENTO
O planejamento do Estágio Curricular Supervisionado será feito pelo estudante em colaboração com o supervisor da Instituição conveniada e apoio do professor orientador de estágio, levando-se em conta o tempo legalmente exigido para essa atividade e as disponibilidades da escola. O planejamento deverá considerar a realidade do contexto sociocultural da população escolar, estar inserido no Projeto Político Pedagógico do estabelecimento e utilizar as técnicas necessárias para atingir os objetivos propostos.

7. COMPETÊNCIAS
7.1. Do Professor Orientador
- Fornecer informações sobre a regulamentação e sobre a documentação do estágio aos alunos;
- Analisar a proposta do estágio através do plano de trabalho do aluno;
- Autorizar a realização do estágio através do plano de trabalho do aluno;
- Oportunizar experiências ao estagiário por meio de tarefas específicas do campo de ação profissional;
- Possibilitar o entrosamento entre as atividades planejadas para o estágio nas instituições;
- Acompanhar e orientar o aluno no transcurso do estágio em todas as suas etapas;
- Encaminhar ao coordenador de curso, no final do período letivo, a avaliação dos relatórios de Estágio Curricular Supervisionado;
- Elaborar os formulários de avaliação do estágio;
- Examinar e emitir parecer nas programações detalhadas do estagiário;

7.2. Atividades Desenvolvidas pelo Estagiário
- Aplicar conhecimentos teóricos à práxis educacionais;
- Observar, praticar e executar atividades específicas das habilitações respectivas;
- Gerar trabalhos técnicos que produzam resultados práticos e relevantes dentro de uma visão sistêmica a toda comunidade acadêmica;
- Inserir o aluno no contexto para o conhecimento da realidade do mercado de trabalho;
- Proporcionar ao aluno a oportunidade de solucionar problemas técnicos reais, sob a orientação de um supervisor;
- Permitir ao discente a utilizar o princípio do Aprender a Aprender na prática profissional;
- Agregar valores junto ao processo de avaliação institucional, a partir do desempenho do aluno no mercado de trabalho;
- Estimular o desenvolvimento do espírito científico através do aperfeiçoamento pessoal.

8. ORIENTAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
A orientação e o acompanhamento deverão ser feitos, simultaneamente, pela supervisão da Instituição conveniada e/ou pelo professor. Semanalmente, os alunos terão acompanhamento com os professores para diminuir ou minimizar dúvidas ocorridas durante o estágio. No decorrer do estágio, o aluno deverá ter oportunidade de observar, coparticipar e participar de todas as atividades promovidas pela Instituição, na qual estiver estagiando. É de interesse que o estagiário participe também, como observador, dos conselhos de classes e das reuniões de responsáveis de CEC (Conselho - Escola - Comunidade) para compreender mais claramente as forças que atuam na escola, o efeito destas sobre a realidade pedagógica e, principalmente, sobre o trabalho realizado pelos docentes.

OBS: vale destacar que para cumprir seu Estágio Curricular Supervisionado I, II, III e IV você deverá estar matriculado regularmente, ou seja, financeira e academicamente.

9. CAMPO DE ESTÁGIO
O Estágio Curricular Supervisionado deve ser realizado em Instituição onde haja um setor de atendimento de estágio organizado, para que o estagiário possa integrar-se à equipe. É necessário que seja indicado oficialmente um supervisor de estágio na escola, relacionando diretamente às atividades do estagiário. Para os graduandos ingressantes em 2007.1, conforme Parecer CNE/CP nº 3, de 21 de fevereiro de 2006, homologado em 10/04/06 – publicado no D.O.U. 11/04/06.

10. Estrutura do Estágio no Currículo do Curso
O Estágio Curricular Supervisionado estrutura-se como atividade de aprendizagem profissional, realizada junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a responsabilidade e coordenação da instituição de ensino na qual estiver sendo realizado. Deverá ser realizado pautando-se no Manual de Estágio Curricular Supervisionado com 100 horas exigência para aprovação na disciplina e cumprimento da carga horária para a integralização do curso. O prazo para entrega do Relatório será no final do semestre letivo, sendo prorrogado até a primeira semana do semestre seguinte impreterivelmente.

11. CONDIÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Somente será válido o Estágio Curricular Supervisionado realizado por aluno que estiver regularmente matriculado na disciplina referente ao respectivo estágio.

12. NOTIFICAÇÃO DA INICIAÇÃO DO ESTÁGIO
Para iniciar o Estágio Curricular Supervisionado, o aluno deverá solicitar ao professor orientador do estágio, a Carta de Apresentação para Estágio.

14. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Para esta modalidade de estágio supervisionado é adotado um modelo de relatório reflexivo, que poderá ser considerado como uma análise da sua vivencia na regência sempre tendo como fundamentos os teóricos que poderão ter consonância com as sua abordagens.
É muito importante verificar e registrar sempre tudo o que for ocorrendo, comparar com o previsto e anotar em rascunho para não esquecer detalhes que podem ser relevantes. A linguagem deve ser impessoal, clara, precisa, desde a introdução até o final do relatório. Deve-se fazer uma revisão constante, para verificar se não houve repetição ou omissão de alguma informação importante.
A estética de um relatório obedece a certos padrões, relativos à sua apresentação gráfica. Assim, determinadas normas referentes à numeração progressiva, formato, espaçamento, margens e paginação devem ser observadas pelos digitadores de texto. Entretanto, o único responsável é o próprio aluno, que deverá sempre fazer uma revisão cuidadosa do trabalho para corrigir eventuais falhas.
Obs.: seu relatório é um trabalho final. Portanto, normas importantes devem ser observadas. Dentre elas, destaca-se:
· Adote uma redação impessoal, utilizando a terceira pessoa gramatical;
· Observe a norma culta da língua;
· Seja objetivo;
· Prefira orações simples e concisas;
· Conheça o significado de cada palavra que usar;
· Respeite, rigidamente, os sinais de pontuação;
· Elimine palavras desnecessárias;
· Não use gírias;
· Prefira palavras do nosso idioma às de línguas estrangeiras;
· Observe os aspectos ortográficos;
·Não faça afirmativas que não estejam acompanhadas da devida comprovação;
· Prefira números, sempre que puder dispor desses dados, palavras como “muitos”, “alguns”, “poucos”, “numerosos”, etc., são vagas;
· Observe as normas que regem a confecção de um documento científico;
· Observe a boa apresentação do trabalho.

14.1 Padronização
O relatório do Estágio Curricular Supervisionado deverá obedecer a seguinte padronização:
· Encadernação em espiral: capa de plástico transparente na frente e na cor preta ou azul no verso;
· Numeração de páginas: centrado inferior ou canto inferior direito
(a página número 4 deverá ser a introdução);
· Papel: A4 branco, utilizando-se somente uma face da folha;
· Distribuir o texto, evitando que o título das seções seja digitado em final
de página e os textos respectivos na página seguinte;
· Evitar a digitação de uma só linha isolada no início da página;
· Margem superior, a 3 cm;
· Margem inferior , a 2 cm;
· Margem direita, a 2 cm;
· Margem esquerda, a 3 cm;
· Parágrafos: formatar a primeira linha por 1,25 cm; primeira letra em maiúsculo e as outras em minúsculo;
· Espaçamento entre linhas: duplo;
· Tipo de letra: arial ou times new roman;
· Tamanho de letra: 12;
· Capa: ver modelo no anexo, com o tamanho da letra 16.

14.2.  O resultado do Estágio Supervisionado deverá obedecer a seguinte formatação:
· Capa (conforme modelo em anexo) (não será numerada);
· Folha de Rosto (conforme modelo) (será a página nº 1, sem constar à numeração);
- Ficha de avaliação do professor;
- Ficha com apresentação do relatório para apreciação;
· Declaração de Aceitação do estágio (conforme modelo), sem constar à numeração);
Ficha de cadastro do estagiário;
- Agradecimentos
· Sumário (não consta à numeração);
· Introdução;
· Desenvolvimento;
· Conclusão;
· Referências bibliográficas;
· Anexos.

14.3 Detalhamento dos Tópicos

Sumário
Compreende a indicação dos assuntos de acordo com a numeração das páginas. É colocado no início do trabalho, mas é o último a ser escrito. Constam dele todos os elementos, desde a Introdução até a Bibliografia. Sua localização é após a Declaração de Aceitação do Estágio.
Introdução (Deverá ter no mínimo 20 linhas)
Neste campo o aluno deverá fazer apresentação panorâmica do relatório. É descrita pela ABNT (NBR, 10719/89, item 6.1.1) como a primeira seção do texto.
O estagiário citará os objetivos do estágio de acordo com a legislação vigente. Relatará as suas expectativas em relação ao período de estágio e às atividades por ele selecionadas, os locais do estágio e o cronograma de execução.

Desenvolvimento (Deverá ter no mínimo 6 páginas)
Neste item serão descritas as atividades por ele desenvolvidas, as experiências positivas e negativas, as dificuldades que surgiram, e as formas pelas quais as superou, em linguagem impessoal.

Conclusão (Deverá ter no mínimo 20 linhas)
O estagiário retorna o que foi dito na Introdução, estabelecendo uma relação entre as expectativas e o que foi desenvolvido e conclui, destacando os aspectos positivos e os negativos e o que for relevante à sua futura vida profissional.













CARGA HORÁRIA EXIGIDA PARA CADA ETAPA DO ESTÁGIO

5º Período – ENSINO FUNDAMENTAL – 6º, 7º, 8º e 9º

40 h na IES ___ Orientação e desenvolvimento na análise da literatura pertinente ao trabalho docente;
  • Análise de livros didáticos;
  • Análise do PCN e as diretrizes nacionais para o estudo da Matemática;
  • Orientação relacionadas a fase de elaboração do relatório de estágio;

60 h na Escola Campo e Extraclasse:
  • Atividades de pesquisa sobre a relação professor/aluno, currículo, avaliação, etc. após atentas observações, no Ensino Fundamental, elaborar um trabalho acadêmico sobre o assunto, fundamentado na teoria e traçando um paralelo com a prática. ______________8 h
  • Observação de aulas em cada ano _____________________16 h
  • Regência compartilhada _____________________________16 h
  • Atividade extraclasse que possibilitem aos alunos vivenciarem trabalho docente de forma criativa, responsável e voltada para as necessidades da escola colaboradora. _____________________________8 h
  • Levantamento de um tema e dados para a elaboração e realização de um projeto de ensino (trabalho) na Escola Colaboradora. _________12 h

6º Período – ENSINO FUNDAMENTAL – 6º, 7º, 8º e 9º

40 h na IES ___ Orientação e desenvolvimento de micro aulas de conteúdos relacionados ao Ensino Fundamental;
  • Orientações relacionadas à elaboração de relatórios de observações de aulas e plano de prática docente no Ensino Fundamental;
  • Análise do PCN e as diretrizes nacionais para o estudo da Matemática;
  • Orientações relacionadas à fase de elaboração do relatório de estágio;

60 h na Escola Campo de Estágio e Extraclasse:
  • Atividades de pesquisa sobre a relação professor/aluno, currículo, avaliação, etc. Após atentas observações, no Ensino Fundamental, elaborar um trabalho acadêmico sobre o assunto, fundamentado na teoria e traçando um paralelo com a prática.          ______________8 h
  • Observação de aulas em cada ano          _____________________16 h
  • Regência em cada ano            _____________________________16 h
  • Atividade extraclasse que possibilitem aos alunos vivenciarem trabalho docente de forma criativa, responsável e voltada para as necessidades da escola colaboradora.              _____________________________8 h
  • Levantamento de um tema e dados para a elaboração e realização de um projeto de ensino (trabalho) na Escola Colaboradora. _________12 h

7º Período – ENSINO MÉDIO – 1º, 2º e 3º.

40 h na IES ___ Orientação e desenvolvimento de micro aulas de conteúdos relacionados ao Ensino Fundamental;
  • Orientações relacionadas à elaboração de relatórios de observações de aulas e plano de prática docente no Ensino Médio;
  • Orientação para finalização da elaboração do Projeto de Ensino;
  • Apresentação para a comunidade acadêmico do projeto de ensino (trabalho);

60 h na Escola Campo de Estágio e Extraclasse:
  • Elaboração de um trabalho acadêmico em educação, enfocando a relação professor/aluno, currículo, avaliação, Didática e suas relações com o ensino (no ensino Médio), metodologia de ensino da matéria objeto de sua formação._______ ____________________________8 h
  • Observação de aulas em cada ano __________________________12 h
  • Regência/coparticipação em cada ano;_______________________6 h
  • Preparação de aulas em cada ano___________________________ 9 h

  • Regência em cada ano e apresentação do Projeto de Ensino a Escola Campo de Estágio_______________________________________18 h
  • Organização de uma atividade extraclasse didático/pedagógica (minicursos, seminários, oficinas, etc.) para a comunidade acadêmica externa.________________________________________________7h

Atenção: o aluno poderá direcionar 10 horas da observação, auxílio regência ou regência coparticipava para atividades extraclasse dentro da escola campo de estágio.

8º Período – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

50 h de regência ou minicursos
50 h dedicadas ao projeto final.



















ANEXOS

ANEXO 1: PADRONIZAÇÃO DA CAPA
ANEXO 2: PADRONIZAÇÃO DA CONTRA CAPA
ANEXO 3: CARTA DE APRECIAÇÃO DO RELATÓRIO
ANEXO 4: FICHA DE CADASTRO
ANEXO 8: FICHA DE REGISTRO SINTÉTICO DE COMPARECIMENTO DA FASE DE OBSERVAÇÃO
ANEXO 9: FICHA DE REGISTRO SINTÉTICO DE COMPARECIMENTO DA FASE DE REGÊNCIA
ANEXO 10: FICHA DE PLANO DE AULA DA CÓ-PARTICIPAÇÃO
ANEXO 11: FICHA REGISTRO DA FASE DA REGÊNCIA
ANEXO 12: FICHA DE PLANO DE CURSO
ANEXO 14: FICHA DE REGISTRO DE SÍNTESE DE COMPARECIMENTO
ANEXO 15: FICHA DE PLANO DE AULA
ANEXO 16: FICHA DE PLANO DE AÇÕES
ANEXO 17: FICHA DE INTERPRETAÇÃO DE DADOS/TESTE DE SONDAGEM
ANEXO 18: FICHA DE OBSERVAÇÃO DE ATIVIDADES
ANEXO 19: FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO
ANEXO 20: FICHA DE REGISTRO DE FREQUENCIA DO PLANO DE ATIVIDADE
ANEXO 21: FICHA DO LICENCIANDO
ANEXO 22: QUESTIONÁRIO DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL, QUESTIONÁRIO DO DOCENTE EM SÉRIES INICIAIS, QUESTIONÁRIO DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUESTIONÁRIO DO GESTOR EDUCACIONAL E QUESTIONÁRIO DO PROFISSIONAL EM SERVIÇOS.
ANEXO 23: FICHA DE AVALIAÇÃO DO LICENCIANDO




3 cm
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE  AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA


3 cm                                                                                                             2cm

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO



NOME DO ALUNO




AFOGADOS DA INGAZEIRA, PE
XXXXXX



FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE  AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PROFESSORA:


RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO



NOME DO ALUNO



Relatório de Estágio apresentado para o cumprimento total da Disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO III do Curso de Licenciatura em Matemática ao professor(a) _________________________________









AFOGADOS DA INGAZEIRA, PE
XXXXX

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM  MATEMÁTICA
PROFESSOR (A):____________________________



Afogados da Ingazeira,
De:
À Coordenação do Estágio Supervisionado
Assunto: Apresentação de Relatório


Em atendimento às determinações constantes no Plano de Estágio Supervisionado ___, submeto a apreciação de V. Sª. O relatório das atividades observadas e desenvolvidas no Estágio de Licenciatura em Matemática no período compreendido entre ____ de _________a ­­­____ de _________, na Escola_____________________________, na cidade _______________.








Atenciosamente:

NOME DO ALUNO
ESTAGIÁRIA

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE  AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PROFESSORA:


FICHA DE CADASTRO
01. NOME:
02. ENDEREÇO:
03. TELEFONE:
04. INSTITUIÇÃO ONDE REALIZARÁ O ESTÁGIO:
05. ENDEREÇO DA INSTITUIÇÃO:
06. NOME DO DIRETOR:
07. INÍCIO DA OBSERVAÇÃO:
08. INÍCIO DA CO-PARTICIPAÇÃO:
09. INÍCIO DA REGENCIA:
10. TÉRMINO DO ESTÁGIO:


ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS NO ESTÁGIO
HORAS PREVISTAS
HORAS REALIZADAS
OBSERVAÇÃO


CO-PARTICIPAÇÃO


REGENCIA


TOTAL DE HORAS




AGRADECIMENTOS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
FASE DE OBSERVAÇÃO

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE  AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROFESSORA:________________________
ESCOLA:
PROFESSORA REGENTE:
ESTAGIÁRIA:
DISCIPLINA:
SÉRIE:              TURMA:           TURNO:                UNIDADE:
FASE DE OBSERVAÇÃO:


REGISTRO DE COMPARECIMENTO


DATA
HORÁRIO
ATIVIDADES
Nº DE AULAS
ASSINATURA DO PROFESSOR COOPERANTE


















DIRETORA DA ESCOLA

SÍNTESE DA FASE DE OBSERVAÇÃO: TEXTUALMENTE

FASE DE CO-PARTICIPAÇÃO: LETRA Nº 20 NO CENTRO DA FOLHA, EM SEGUIDA SEGUE O TEXTO LOGO ABAIXO.

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE  AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROFESSORA: ___________________________________________

ESCOLA:
PROFESSORA REGENTE:
ESTAGIÁRIA:
DISCIPLINA:
SÉRIE:              TURMA:       TURNO:    UNIDADE:
FASE DE COPARTICIPAÇÃO

REGISTRO DE COMPARECIMENTO

DATA
HORÁRIO
ATIVIDADES
Nº DE AULAS
ASS. DO PROFESSOR COOPERANTE
27 DE SETEMBRO
15:50 ÀS 17:30
ATIVIDADES AVALIATAIVAS DA I UNIDADE
2





______________________________________
NOME DO (A) ESTAGIÁRIO (A)
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE  AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROFESSORA: _________________________________________

ESCOLA:
PROFESSORA COOPERANTE:
ESTAGIÁRIA:
DISCIPLINA:
SÉRIE:              TURMA:           TURNO:                UNIDADE:
FASE DE COPARTICIPAÇÃO:
DURAÇÃO: 100 MINUTOS

PLANO DE AULA 01

OBJETIVOS GERAIS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
TEMA/SUBTEMA:
CONTEÚDOS:
RECURSOS:
COMPETENCIA:
EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS OPERACIONAIS
AVALIAÇÃO:







FASE DE REGENCIA

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE  AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO ____
PROFESSORA:

PLANEJAMENTO DE ESTÁGIO

1.    ESCOLA ____________________
2.    PROFESSORA COOPERANTE:
3.    ESTAGIÁRIA:
4.    DISCIPLINA:
5.    SÉRIE:              TURMA:           TURNO:                UNIDADE:
6.    FASE DA REGENCIA:

DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO:
N º DE HORAS/AULA S SEMANAIS:
Nº DE HORAS AULA DA UNIDADE:

HORÁRIO:

HORÁRIO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO
13:00






13:50






14:40








DADOS SOBRE A POPULAÇÃO ALVO:
Nº DE ALUNOS:
SEXO: MASCULINO:                                            FEMININO: 
NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE  AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROFESSORA: ______________________________________

ESCOLA:
PROFESSORA COOPERANTE:
ESTAGIÁRIA:
DISCIPLINA:
SÉRIE:              TURMA:           TURNO:                UNIDADE:
FASE DE REGENCIA:

PLANO DE CURSO


1.    OBJETIVOS GERAIS:




2.    OBJETIVOS ESPACÍFICOS:




3.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:




4.    PROCEDIMENTOS:




5.    AVALIAÇÃO:




6.    BIBLIOGRAFIA:

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE  AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROFESSORA: ____________________________________________

ESCOLA: _______________________________
PROFESSORA COOPERANTE:
ESTAGIÁRIA:
DISCIPLINA: ____________________   NÍVEL: ENSINO ______________
SÉRIE:            TURMA:          TURNO:               UNIDADE:
FASE DE REGENCIA:

REGISTRO SÍNTESE DE COMPARECIMENTO


DATA
HORÁRIO
ATIVIDADE
Nº DE AULAS
ASS. DO PROFESSOR COOPERANTE
04 de Outubro




05 de Outubro




11 de Outubro




12 de Outubro




18 de Outubro




19 de Outubro




25 de Outubro




26 de Outubro




01 de Novembro




02 de Novembro




08 de Novembro




09 de Novembro




15 de Novembro




16 de Novembro




22 de Novembro




23 de Novembro




29 de Novembro




30 de Novembro




03 de Dezembro




06 de Dezembro




07 de Dezembro




10 de Dezembro




13 de Dezembro







Total de aulas previstas:
Total de aulas ministradas:



























DIRETORA DA ESCOLA

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE  AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO ____________
PROFESSOR (A): _______________________________________________

ESCOLA: _______________________________________________________
PROFESSORA COOPERANTE:
ESTAGIÁRIA:
DISCIPLINA: ____________   NÍVEL: ENSINO __________
SÉRIE:             TURMA:           TURNO:            UNIDADE:
FASE DE REGENCIA:
DURAÇÃO:

PLANO DE AULA  1

OBJETIVOS GERAIS:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

TEMA/SUBTEMA:

CONTEÚDOS:

RECURSOS:

COMPETENCIA:

EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM

OBJETIVOS OPERACIONAIS

AVALIAÇÃO:



FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE  AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO ___________
PROFESSOR (A): __________________________________________

INTERPRETAÇÃO DE DADOS DO TESTE DE SONDAGEM
1.    UTILIZAÇÃO DE GRÁFICOS PARA FAZER A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS BEM COMO A UTILIZAÇÃO DOS TEXTOS INTERPRETATIVOS.


CONCLUSÃO
1.    O TEXTO DEVERÁ SER REFLEXIVO NA MEDIDA EM QUE ESTARÁ SENDO CONFRONTADAS AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO JUNTO AOS AUTORES, QUE DURANTE TODO O CURSO LHE SERVIU DE BASE PARA OS ENTENDIMENTOS DAS RELAÇÕES DENTRO DA MATEMÁTICA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
















FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE  AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO ________
PROFESSORA:
FASE DE OBSERVAÇÃO:
ESTAGIÁRIO (A): ______________________________________________


FICHA DE OBSERVAÇÃO DE ATIVIDADES

CONTEÚDO:

Bem Planejado:                               ( ) Sim ( ) Não
Por quê? E quais?
A professora tinha segurança em relação ao conteúdo, sendo assim, estes foram colocados de forma bem planejada e em porções corretas de acordo com o nível de aprendizado da turma.

METODOLOGIA:
Adequada ao conteúdo:                    (  ) Sim ( ) Não
Satisfaz a clientela:                            ( ) Sim (  ) Não

Por quê?
A metodologia utilizada não era incorreta, mas nas aulas que observei não havia nada a acrescentar, era apenas o livro didático e a repetição de exercícios para fixação dos conteúdos. Isso poderia ser superado com atividades mais dinâmicas.

MATERIAIS UTILIZADOS:

Seleção Adequada:                           (  ) Sim ( ) Não
Utilização correta:                            (  ) Sim ( ) Não
Utiliza apenas o quadro de giz:         (  ) Sim ( ) Não
Utiliza outros:                                   ( ) Sim (  ) Não
Quais?

AVALIAÇÃO:
No final da unidade ( )
Durante a unidade – processual (  )
Qualitativa (  )
Quantitativa ( )
Não houve ( )

INTEGRAÇÃO:

O professor pergunta:
A toda a classe               (  )
Individualmente             ( )
A apenas alguns alunos ( )

O professor é:
Alegre e satisfeito         ( )
Dinâmico e ativo          ( )
Nervoso (grita muito)   ( )
Cansado e queixoso     (  )
Apático e passivo          ( )
Observação: Essa característica se justifica pela falta de estímulo com relação à turma.

O professor:
Procura gratificar os alunos          (  )
Pune os alunos com repreensões    ( )

Os alunos:
Agressivos                       ( )
Desinteressados               ( )
Irrequietos                      (  )
Dóceis                             ( )
Interessados                     ( )
Participantes                     ( )

Observação: a turma era bem heterogênea, todas as características eram expressas na aula exceto a agressividade.

OBSERVAÇÕES:
Embora a professora perguntasse a toda turma, poucos alunos respondiam e participavam efetivamente das aulas.




















FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE  AFOGADOS DA INGAZEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO ___________
PROFESSORA: __________________________________
FASE DE OBSERVAÇÃO:
ESTAGIÁRIA:


FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO _____


Coloque, nos espaços indicados, à esquerda, numerais de 1 a 5 com os significados seguintes:
5 = sempre
4 = muitas vezes
3 = poucas vezes
2 = apenas uma vez
1 = nunca

OBJETIVOS:
(  ) Tive dificuldade em elaborá-los?
(  ) Tive dificuldades em realizá-los?
(  ) Conseguir correspondência entre eles e as aulas que dei?

INCENTIVAÇÕES:
(  ) Senti dificuldades em criá-las?
(  ) Senti dificuldades em realizá-las?
(  ) Utilizei-as no início das aulas?
(  ) Os alunos reagiram a eles como eu esperava

CONTEÚDOS:
(  ) Senti dificuldades por falta de base?
(  ) Senti dificuldades por falta de estudos?
(  ) Senti dificuldades por falta de orientação?
(  ) Consegui dosá-los adequadamente?
(  ) Consegui trabalhá-los em seqüência lógica?
(  ) Consegui as aprendizagens esperadas dos alunos?

MÉTODOS E TÉCNICAS:
(  ) Tive dificuldades por falta de base?
(  ) Tive dificuldades por falta de estudos?
(  ) Tive dificuldades por falta de orientação?
(  ) Conseguir adequar as técnicas aos conteúdos?
(  ) Constatei interferências das técnicas e métodos na aprendizagem dos alunos ?

RECURSOS AUXILIARES
(  ) Variação nos recursos;
(  ) Adequação às necessidades;
(  ) Explorados convenientemente;
(  ) Cometi incorreções no preparo;
(  ) Ordenava-os para o uso.

AVALIAÇÕES:
(  ) Realizei-as de acordo com os objetivos propostos por mim?
(  ) Variei as técnicas?
(  ) Promovi a auto-avaliação por parte dos alunos?
(  ) Avaliei processualmente os alunos?
(  ) Avaliei qualitativamente os alunos?
(  ) Avaliei-me após cada atividade?
(  ) Utilizei resultados de avaliação como ponto de partida para novos planejamentos?

BIBLIOGRAFIA:
(  ) Limitei-me à informações dos professores?
(  ) Estudei apenas pelo livro didático adotado?
(  ) Pesquisei em livros especializados?
(  ) Utilizei dicionários?

QUALIDADES DE PROFESSOR:
(  ) Fui assíduo?
(  ) Fui pontual?
(  ) Colaborei com os colegas quando solicitado?
(  ) Colaborei com os colegas espontaneamente?
(  ) Colaborei com o colégio em que estagiei?
(  ) Fui imparcial em meus julgamentos?
(  ) Fui prudente em minhas atitudes?
(  ) Conseguir liderar meus alunos?
(  ) Tive domínio de classe?
(  ) Precisei utilizar repreensões?
(  ) Precisei utilizar castigos?
(  ) Utilizei estimulação positiva?

Meus três aspectos mais positivos:

Meus três aspectos mais negativos:










FICHA DE REGISTRO DE FREQÜÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO ______

Estagiário:______________________________________Matrícula:_________
Período de Estágio:____________ a ____________.
Horas Cumpridas:________horas
Data: ___/_____/_________.
Local do estágio:____________________________
Atividade Desenvolvida:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nº de Horas:_______________
Ass. Do Supervisor
_______________________________________________
Ass. do Estagiário
_______________________________________________
Ass. do Responsável Orientador de Estágio do IES



FICHA DE REGISTRO DE FREQÜÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO ___

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO
Estagiário(a):____________________________________________________
Matrícula:______Curso:______________Turno:______Ano/Sem.: ________
· ATIVIDADES DE QUE PARTICIPARÁ
______________________________________________________________
· CRONOGRAMA
______________________________________________________________
· EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES
______________________________________________________________
· LOCAL DAS ATIVIDADES
_______________________________________________________________
· PROFISSÃO E CARGO DE PROFISSIONAIS COM QUEM ESTAGIARÁ
_______________________________________________________________

Afogados da Ingazeira, _____ de __________________ de _______

____________________________________
Assinatura do Estagiário
__________________________________
Assinatura do Supervisor de Estágio
DECLARAÇÃO DE ACEITAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Declaro, para fins de comprovação junto à Coordenação de Estágio do Curso de_______________________ da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, que o (a) aluno(a) ______________________________________________ do ___________ semestre letivo desta Instituição, foi aceito como estagiário (a), conforme plano de trabalho apresentado.

Afogados da Ingazeira, ______ de __________________ de _________ .

________________________________________________
Assinatura do responsável e carimbo da Instituição

Instituição do concedente do estágio:______________________
Endereço:_____________________________________________
Tel.:_______________E-mail: _____________________________
Nome do responsável pelo Estágio na Instituição:
______________________________________________________


CARTA DE APRESENTAÇÃO


Afogados da Ingazeira, _____ de __________________ de _______ .


Do Coordenador de Estágio da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira – FAFOPAI, _________________, apresento-lhes o (a) aluno(a) ________________________________do curso de ___________________________, cursando o _______ semestre letivo com matrícula nº _______, onde o mesmo(a) está habilitado(a) a desenvolver atividades de Estágio Curricular Supervisionado _____, sem vínculo empregatício.


Atenciosamente,
__________________________________
Professor Orientador de Estágio


FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA
Curso de _______________________________________
Semestre Letivo: ________________
Nome: ____________________________ Nº de Matrícula:_______
Endereço:
Telefone:                                                         E-mail:
Disciplina:
Professor Orientador:
Nome da Instituição do Estágio:
Endereço da Instituição:
Telefone da Instituição:


Avaliação: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA
CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DEPARTATMENTO DE MATEMÁTICA
PROFESSORA MS: ____________________________________

QUESTIONÁRIO ABERTO COM O DOCENTE DA INSTITUIÇÃO

Professor entrevistado:
Sexo: ______________________
Área de Atuação: _____________________________________
Tempo que exerce o magistério: _________________________
Dados sobre sua formação: _____________________________
Data: ______/_______/______

1. Qual a importância do planejamento para o desenvolvimento das atividades que você desenvolve em sala de aula ou extra sala?
2. Como você elabora o Plano de Aula? Segue etapas? Quais os aspectos considerados?
3. A metodologia adotada por si tem alguma relevância para o processo de ensino aprendizagem? Qual?
4. Para si o que é Avaliação?
5. E uma boa avaliação?
6. Quais são os aspectos que você considera no processo avaliativo?
7. Quais as estratégias usadas junto aos alunos que para si são ad que apresentam maior dificuldade na apropriação das informações? Por quê?
8 Na sua concepção o que é ser um professor de MATEMÁTICA?
9. O que é ser um bom professor de MATEMÁTICA?
10. Na sua profissão existe alguma dificuldade ou desafio? Qual? Por quê?
11 Fale-me sobre a formação continuada, ela tem importância para a sua profissão?
12 Você se atualiza? De que forma?
13 Consegue fazer uma avaliação do seu trabalho? Como o avaliaria?